sábado, setembro 01, 2007

Faltam 25 dias,13 horas, 41 minutos...

http://www.vulcaodoscapelinhos.org/

As comemorações dos 50 anos da erupção do Vulcão dos Capelinhos, que entrou em actividade a 27 de Setembro de 1957 na ilha do Faial, vão se prolongar por mais de um ano com iniciativas nos Açores, Estados Unidos da América e Canadá.
A Comissão Organizadora é composta pelo Governo Regional, autarquia, Consulado dos Estados Unidos e por várias entidades ligadas ao concelho.
Entre 27 de Setembro deste ano e 24 de Outubro de 2008 vão realizar-se dezenas de iniciativas alusivas àquele fenómeno, tanto nos Açores como nos Estados Unidos e no Canadá.
O lançamento de medalhas, livros e de selos e a apresentação de músicas e bailados alusivos à erupção vulcânica são algumas das iniciativas previstas, assim como palestras, apresentação de documentários e filmes e concursos de pintura, fotografia e desenho.
Algumas destas iniciativas serão também levadas a cabo nos Estados Unidos e no Canadá, para onde emigraram, há 50 anos atrás, milhares de açorianos, muitos deles afectados pela erupção.
Estima-se que antes do Vulcão dos Capelinhos residiriam na ilha do Faial quase 30 mil pessoas, cerca do dobro das que existem actualmente.
Para acudir às vítimas da erupção, que destruiu muitas moradias e cobriu de cinzas muitos terrenos de culturas, Portugal solicitou aos Estados Unidos uma autorização especial para a concessão de vistos às populações afectadas.
Sem grandes perspectivas de vida na sua terra natal, muitas famílias optaram por rumar a novas paragens, fugindo à destruição provocada pelo fenómeno vulcânico e procurando um melhor futuro do outro lado do Atlântico.
A erupção vulcânica teve início a 27 de Setembro de 1957, na altura a um quilómetro da costa, junto à ponta dos Capelinhos, transformando-se mais tarde numa ilha de cinzas e lava que acabou por ficar ligada a terra.
O fenómeno só terminou a 24 de Outubro de 1958, mais de um ano depois, deixando um rastro de destruição nas habitações e nos terrenos mais próximos.

(Fonte: Lusa)

1 Comments:

Blogger Laurus nobilis said...

Muita desgraça... mas ao mesmo tempo deve ter sido uma experiência única assistir à ocorrência!

setembro 01, 2007 9:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home