sexta-feira, novembro 16, 2007

Em Dia Nacional do Mar....

No dia 16 de Novembro celebra-se em Portugal o Dia Nacional do Mar.
Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar.
Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar e, desde então, tem vindo a ser evocado através de uma série de eventos e iniciativas.
A Marinha comemora a data com inúmeras actividades por todo o território nacional onde tem representação.
Das várias actividades há a destacar baptismos de mar, navios abertos a visitas, oportunidade de conhecer a Escola Naval, faróis abertos ao público, palestras entre muitas outras actividades que têm lugar de 12 a 18 de Novembro.
De referir ainda que o Museu de Marinha, Aquário Vasco da Gama e Planetário Calouste Gulbenkian têm no dia 16 de Novembro entrada gratuita.

5 Comments:

Blogger Laurus nobilis said...

Belo registo!

novembro 16, 2007 6:45 da tarde  
Blogger garina do mar said...

que grande confusão de datas!!!
e ainda por cima não significam nada de especial... porque é que não festejamos o mar ao mesmo tempo que os outros países?

novembro 17, 2007 12:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Confusão? Afinal quantas datas existem?!

novembro 17, 2007 12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Confusão? Afinal quantas datas existem?!

novembro 17, 2007 12:52 da tarde  
Blogger garina do mar said...

então...
há um 8 de Junho que é o dia Mundial dos Oceanos criado em 1992 na Cimeira da Terra (ou Conferência do Rio)! teoricamente deveria ser esse também o dia nacional, até porque Portugal estava na cimeira e porque também é esse que a União Europeia comemora

depois há uma convenção sobre "direito do mar" a 16 de Novembro de 94... mas Portugal só a ratifica a 14 de Outubro, 3 anos depois... ou seja para haver um dia nacional associado ao direito do mar deveria ser o 14 de Outubro (se calhar já era dia nacional de outra coisa qualquer ;))

e depois há um 10 de Julho onde é aprovado o dia nacional do Mar, para haver uma festa no âmbito da Expo'98

e pronto! em vez de nos juntarmos todos, quisemos ser originais (com a Água também acontece isso!!)...

o que não teria mal nenhum se festejássemos os dois dias, um do Oceano no seu todo (que ainda por cima ajudámos a desbravar) e o outro do "nosso" Mar actual que apesar de ser grande é bem pequenino... mas não, quase esquecemos o Dia Mundial (há muito poucas entidades que o assinalam) para fazermos uma festinha só nossa

novembro 17, 2007 1:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home