segunda-feira, agosto 18, 2008

Inauguração de obra vanguardista marca 50.º aniversário da erupção dos Capelinhos

A inauguração, na noite de domingo, do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, uma obra de características vanguardistas, foi o principal marco das comemorações dos 50 anos da última erupção vulcânica açoriana.
A obra, inaugurada pelo presidente do Governo Regional, está totalmente soterrada nas cinzas expelidas pelo Vulcão dos Capelinhos, as mesmas que, há meio século, destruíram centenas de moradias e inutilizaram os campos de cultivo de milhares de faialenses.
Construído em forma de "bunker", apenas com uma gateiras por onde entra a luz do dia, o novo centro interpretativo foi construído em betão armado, junto ao Farol dos Capelinhos, também ele parcialmente soterrado pelas cinzas do Vulcão, em 1957/58.
Na cerimónia inaugural, o chefe do executivo açoriano disse que o Centro "é uma homenagem aos faialenses, particularmente àqueles que mais sofreram com as consequências do Vulcão", muitos dos quais foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos e para o Canadá à procura de melhores condições de vida.
Para Carlos César, "as américas" povoaram os sonhos de prosperidade para milhares de açorianos, "agora, felizmente, já as encontramos cada vez mais nas nossas ilhas", recordando que 50 anos depois "já não é preciso partir para sonhar", porque actualmente, os Açores estão a progredir "a ritmos superiores aos ganhos do País e da União Europeia".
Esta obra, que custou aos cofres da Região cerca de sete milhões de euros, assume-se também como porta de entrada num circuito de visitas vulcanológicas que será criado no arquipélago.
O imóvel, que oferece uma ampla sala para recepção dos visitantes, dispõe de vários espaços para exposições, um auditório para 60 pessoas e uma ligação subterrânea ao Farol dos Capelinhos, imóvel que também foi, entretanto, recuperado pelo Governo, mas enquanto ruína, para se manter como marco da destruição provocada pela erupção vulcânica.
O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, uma obra da autoria do arquitecto Nuno Lopes, inclui ainda, segundo Carlos César, "as melhores tecnologias que, a nível mundial, integram estruturas como esta, de disseminação do conhecimento".
Filmes tridimensionais, maquetas interactivas e artísticas, painéis informativos, computadores que explicam a formação dos vulcões e a evolução do nosso arquipélago, são algumas das ferramentas tecnológicas que estão disponíveis aos visitantes e também aos cientistas.
"Esta estrutura - garante o chefe do executivo - é uma poderosa máquina do tempo que nos transporta do passado para o presente, de forma acessível, para mais facilmente prospectivarmos a existência."
Carlos César lembrou, na ocasião, que para concretizar este arrojado projecto, o qual contou também com a colaboração do vulcanólogo Victor Hugo Forjaz, o Governo teve de ultrapassar mais de quarenta procedimentos de contratação pública.
Segundo explicou, este Centro de Interpretação não deve ser considerado uma iniciativa isolada, uma vez que integra uma rede de outros centros já concluídos, como a Gruta das Torres, a Casa da Montanha no Pico, o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural da Ilha do Corvo ou o Centro de Visitação do Jardim Botânico do Faial.
O chefe do Governo Regional adiantou ainda que, em breve, estarão prontos outros investimentos na mesma área, como o Aquário Virtual e a Casa dos Dabney, na ilha do Faial, e os Centros de Interpretação Ambiental da Furna do Enxofre, na Graciosa, da Fajã de Santo Cristo, em São Jorge, da Gruta do Carvão, em São Miguel, bem como o da Fábrica do Boqueirão, na ilha das Flores.
Depois da cerimónia inaugural, para um grupo restrito de convidados, teve lugar, junto ao Farol dos Capelinhos, um espectáculo de dança da responsabilidade de duas companhias francesas: "Retouramont" e "Des Quidams".
Durante alguns minutos, milhares de faialenses que ocorreram ao local assistiram a um espectáculo único de animação, que incluiu uma dança aérea e um espectáculo de luz e som, no qual as pessoas foram convidadas a participar.

(Notícia - R.F. Lusa, Fotografia www.azores.gov.pt)

2 Comments:

Blogger garina do mar said...

era para ter vindo aqui... em antestreia! mas não houve tempo ;(
fica para a próxima ;)

agosto 29, 2008 8:19 da tarde  
Blogger Sara said...

Paciência! Fica para a próxima .... que ele não foge :))
Também ainda não fui lá:P

setembro 17, 2008 2:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home