quinta-feira, março 18, 2010

Farol da Ponta da Barca, na Graciosa, assinala domingo 80 anos de funcionamento

"A Marinha Portuguesa assinala domingo os 80 anos de funcionamento do Farol da Ponta da Barca, na Graciosa, que possui a torre mais alta entre todos os faróis existentes no arquipélago dos Açores.
O Farol da Ponta da Barca, situado na costa noroeste da Graciosa, é constituído por um edifício simétrico de um só piso, de onde se eleva uma torre cilíndrica central com 23 metros de altura.
A sua localização, a que se deve acrescentar a altura da falésia onde se encontra, coloca a sua luz a 71 metros acima do nível médio do mar, sendo visível a 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros).
Este farol, apesar de estar incluído no Plano Geral de Balizagem de 1883 e de a sua localização ter sido aprovada em 1902, apenas foi inaugurado a 1 de fevereiro de 1930.
O seu equipamento de relojoaria, a ótica e a lanterna foram adquiridos em França, envolvendo um investimento de cerca de 72 mil escudos (cerca de 362 euros).
O Farol da Ponta da Barca foi eletrificado em 1958 com a instalação de dois grupos eletrogéneos e, a partir de 1999, passou a ser abastecido com energia elétrica da rede pública e foi também automatizado.
O programa das comemorações dos 80 anos de funcionamento deste farol inclui, além da cerimónia oficial, passeios de bicicleta, a cavalo e de moto pelos faróis e farolins existentes na Graciosa.
Nesta ilha do Grupo Central dos Açores, além do Farol da Ponta da Barca, existe o Farol do Carapacho e os farolins do Porto da Praia e da Calheta.
O Farol da Ponta da Barca estará disponível para visitas escolares entre 24 de março e 24 de abril, podendo ser visitado pelo público a 27 e 28 de abril."
(FR - Lusa)